CONTABILIDADE AVANÇADA
O balanço social é um demonstrativo de elaboração espontânea e voluntária, publicado anualmente pelas empresas, reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidos aos empregados, aos investidores, aos analistas de mercado, aos acionistas e à comunidade. Não existe previsão legal para a elaboração e publicação do balanço social.
Contudo, a NBC T 15 do CFC estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade.
Para essa norma, entende-se como informações de natureza social e ambiental:
I – a geração e a distribuição da riqueza
II – os recursos humanos
III – a interação da entidade com o ambiente externo
IV – a interação com o meio ambiente
V – o capital próprio da entidade
Assinale a alternativa correta:
I, II, III e V apenas
II, III, IV e V apenas
I, II, III e IV apenas
I, III e V apenas
I, II e IV apenas
Observe os balanços patrimoniais da Controladora Guanhães e suas controladas Nova Lima e Rio Verde:
A empresa Nova Lima é controlada integral da empresa Guanhães.
A empresa Guanhães possui 60% do capital da empresa Rio Verde.
Informações:
- O saldo da conta valores a pagar da Cia Rio Verde correspondia a operações de repasses financeiros realizados com a controladora.
- Em 31-12-XX a empresa Nova Lima tinha a receber $ 2.000 de sua controladora.
Em 31-12-XX, as obrigações totais do grupo eram:
$ 84.000
$ 70.000
$ 14.000
$ 51.000
$ 16.000
A apresentação da Demonstração da Origem e Aplicação de Recursos (DOAR) teve sua obrigatoriedade revogada pela Resolução CFC nº 1.283/10. Tal demonstrativo contábil evidenciava as modificações financeiras da companhia auxiliando no planejamento e tomada de decisões.
Analise os itens a seguir sobre a DOAR:
I - A DOAR evidenciava em um determinado período, as modificações que originavam as variações na posição financeira, ou seja, no capital circulante líquido da entidade.
II - De um modo geral, todo o passivo é uma aplicação de recurso, independentemente de ser de curto ou de longo prazo ou, ainda, de terceiros ou dos sócios ou acionistas, assim como todo o ativo representa uma origem de recursos, seja qual for o prazo da expectativa de sua realização.
III - alguns, ou a maioria dos dados indicados na DOAR podem ser extraídos com segurança do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.
IV - A DOAR foi substituída pela DFC, a qual segregou de uma melhor forma as atividades da entidade empresarial, em operacional, de investimentos e de financiamentos.
Sobre a DOAR, é incorreto o que se afirma em:
I, II e III apenas.
I e IV apenas.
II apenas.
II, III e IV apenas.
III apenas.
Quando as sociedades empresárias possuem investimentos no exterior, por exemplo, filiais, coligadas ou controladas, seus resultados são afetados diretamente pelas mudanças na taxa de câmbio, especialmente no que diz respeito à variação cambial originária desses investimentos.
Sendo assim, sobre os termos que são usuais no estudo desse conteúdo, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois, assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
( ) Variação cambial é a diferença resultante da conversão de um número específico de unidades de uma moeda para outra, a diferentes taxas cambiais.
( ) Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
( ) Itens monetários são unidades de moeda mantidas em caixa e ativos e passivos a serem recebidos ou pagos em um número fixo ou determinado de unidades de moeda.
( ) Investimento líquido em entidade no exterior é o montante que representa o interesse (participação na maior parte das vezes) da entidade que reporta a informação nos ativos líquidos dessa entidade.
V, F, F, V.
V, F, F, F.
V, V, V, V.
V, V, F, V.
V, V, F, F.
Observe os balanços patrimoniais da Controladora Guanhães e suas controladas Nova Lima e Rio Verde:
A empresa Nova Lima é controlada integral da empresa Guanhães.
A empresa Guanhães possui 60% do capital da empresa Rio Verde.
Informações:
- O saldo da conta valores a pagar da Cia Rio Verde correspondia a operações de repasses financeiros realizados com a controladora.
- Em 31-12-XX a empresa Nova Lima tinha a receber $ 2.000 de sua controladora.
O valor apurado na consolidação dos demonstrativos para as participações minoritárias é de:
$ 200.000
$ 40.000
$ 20.000
$ 120.000
$ 100.000
A entidade deve elaborar a demonstração dos fluxos de caixa de acordo com os requisitos do Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) e a NBC TG 3 e deve apresentá-la como parte integrante das suas demonstrações contábeis ao final de cada período. Quando usada em conjunto com as demais demonstrações contábeis, a DFC proporciona informações que permitem que os usuários avaliem as mudanças nos ativos líquidos da entidade, sua estrutura financeira e sua capacidade para mudar os montantes e a época de ocorrência dos fluxos de caixa, a fim de adaptá-los às mudanças nas circunstâncias e oportunidades.
Sobre a DFC analise os itens a seguir:
I - Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de longo prazo, de alta liquidez, que não são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
II - Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.
III - Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento.
IV - Recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços são exemplos de fluxo de caixa que decorrem das atividades de investimento.
Sobre a DFC é correto o que se afirma em:
III e IV apenas.
II e IV apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Estudamos em nossa disciplina que as transações comerciais com promessa de recebimento futuro (exemplo: valor a ser recebido em prestações anuais decorrente da venda de imóvel) enseja o reconhecimento de determinado valor no Realizável a Longo Prazo. Desse valor, os juros terão que ser eliminados para, posteriormente, serem trazidos a valor presente e reconhecidos contabilmente como receitas financeiras.
Sobre Ajustes a Valor Presente e a Valor Justo, assinale a alternativa correta:
A exceção para o Ajuste a Valor Justo aplica-se tão somente ao ICMS diferido em função das vedações regulamentadas pelas Normas Internacionais de Contabilidade.
A partir dos exercícios sociais iniciados em 2018, os valores registrados tanto no Realizável a Longo Prazo quanto no Exigível a Longo Prazo serão obrigatoriamente trazidos a valor presente.
A mensuração contábil a valor presente deverá ser aplicada no reconhecimento final de ativos e passivos.
Os valores decorrentes do ajuste a valor presente não deverão ser adicionados ao lucro líquido na determinação do lucro real no período de apuração em que a receita ou resultado da venda deva ser oferecido à tributação.
Os procedimentos de Ajuste a Valor Presente também se aplicam aos recebíveis e pagáveis de curto prazo quando demonstrada diferença de valor significativa.
“Os métodos de reorganização das sociedades podem ocorrer mediante processos de incorporações, fusão ou cisão, ou de outras formas. Estes processos podem ser simples ou complexos.” Esses rearranjos podem ocorrer por diversos motivos como: satisfazer as necessidades do mercado, para se modernizar, acompanhar as evoluções tecnológicas garantindo assim um crescimento sustentável, dentre outros fatores.
Observe as frases a seguir e preencha conforme indicado: Incorporação; Fusão; Cisão.
I – Envolve uma sociedade que absorve o patrimônio de outras, sucedendo-lhes em seus direitos e obrigações.
II – Nesse procedimento ocorre uma transação pela qual a empresa transporta parcelas do patrimônio líquido para uma ou mais empresas que foram constituídas para esse fim ou já existiam.
III – Por meio dessa transação, ocorre a união de duas ou mais empresas com o objetivo de formar novas organizações, estas vão assumir todas as responsabilidades com relação aos direitos e obrigações.
IV – Nesta operação as organizações atraídas ao processo desaparecerão, originando outra empresa.
Assinale a alternativa que identifica as afirmativas:
Incorporação; Cisão; Fusão; Fusão.
Cisão; Fusão; Incorporação; Fusão.
Fusão; Cisão; Incorporação; Fusão.
Cisão; Incorporação; Fusão; Cisão.
Incorporação; Cisão; Fusão; Cisão.
Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 39 - Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Dessa forma pode-se afirmar que ativo financeiro é qualquer ativo que seja:
I - Caixa.
II - Instrumento patrimonial de outra entidade.
III - Direito contratual, de receber Caixa ou outro Ativo financeiro de outra entidade ou de troca de Ativos financeiros ou Passivos financeiros com outra entidade, sob condições potencialmente favoráveis para a entidade.
IV - Um contrato que seja ou possa vir a ser liquidado por instrumentos patrimoniais da própria entidade.
V – Imóvel de uso da entidade.
Sobre Instrumentos Financeiros, é correto o que se afirma em:
I, II, III e V apenas
II, III, IV e V apenas
I, II, III e IV apenas
I, III e V apenas
I, II e IV apenas
Observe os balanços patrimoniais da Controladora Guanhães e suas controladas Nova Lima e Rio Verde:
A empresa Nova Lima é controlada integral da empresa Guanhães.
A empresa Guanhães possui 60% do capital da empresa Rio Verde.
Informações:
- O saldo da conta valores a pagar da Cia Rio Verde correspondia a operações de repasses financeiros realizados com a controladora.
- Em 31-12-XX a empresa Nova Lima tinha a receber $ 2.000 de sua controladora.
Em 31-12-XX, as obrigações totais do grupo eram:
$ 84.000
$ 70.000
$ 14.000
$ 51.000
$ 16.000
A apresentação da Demonstração da Origem e Aplicação de Recursos (DOAR) teve sua obrigatoriedade revogada pela Resolução CFC nº 1.283/10. Tal demonstrativo contábil evidenciava as modificações financeiras da companhia auxiliando no planejamento e tomada de decisões.
Analise os itens a seguir sobre a DOAR:
I - A DOAR evidenciava em um determinado período, as modificações que originavam as variações na posição financeira, ou seja, no capital circulante líquido da entidade.
II - De um modo geral, todo o passivo é uma aplicação de recurso, independentemente de ser de curto ou de longo prazo ou, ainda, de terceiros ou dos sócios ou acionistas, assim como todo o ativo representa uma origem de recursos, seja qual for o prazo da expectativa de sua realização.
III - alguns, ou a maioria dos dados indicados na DOAR podem ser extraídos com segurança do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.
IV - A DOAR foi substituída pela DFC, a qual segregou de uma melhor forma as atividades da entidade empresarial, em operacional, de investimentos e de financiamentos.
Sobre a DOAR, é incorreto o que se afirma em:
I, II e III apenas.
I e IV apenas.
II apenas.
II, III e IV apenas.
III apenas.
Quando as sociedades empresárias possuem investimentos no exterior, por exemplo, filiais, coligadas ou controladas, seus resultados são afetados diretamente pelas mudanças na taxa de câmbio, especialmente no que diz respeito à variação cambial originária desses investimentos.
Sendo assim, sobre os termos que são usuais no estudo desse conteúdo, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois, assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
( ) Variação cambial é a diferença resultante da conversão de um número específico de unidades de uma moeda para outra, a diferentes taxas cambiais.
( ) Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
( ) Itens monetários são unidades de moeda mantidas em caixa e ativos e passivos a serem recebidos ou pagos em um número fixo ou determinado de unidades de moeda.
( ) Investimento líquido em entidade no exterior é o montante que representa o interesse (participação na maior parte das vezes) da entidade que reporta a informação nos ativos líquidos dessa entidade.
V, F, F, V.
V, F, F, F.
V, V, V, V.
V, V, F, V.
V, V, F, F.
Observe os balanços patrimoniais da Controladora Guanhães e suas controladas Nova Lima e Rio Verde:
A empresa Nova Lima é controlada integral da empresa Guanhães.
A empresa Guanhães possui 60% do capital da empresa Rio Verde.
Informações:
- O saldo da conta valores a pagar da Cia Rio Verde correspondia a operações de repasses financeiros realizados com a controladora.
- Em 31-12-XX a empresa Nova Lima tinha a receber $ 2.000 de sua controladora.
O valor apurado na consolidação dos demonstrativos para as participações minoritárias é de:
$ 200.000
$ 40.000
$ 20.000
$ 120.000
$ 100.000
A entidade deve elaborar a demonstração dos fluxos de caixa de acordo com os requisitos do Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) e a NBC TG 3 e deve apresentá-la como parte integrante das suas demonstrações contábeis ao final de cada período. Quando usada em conjunto com as demais demonstrações contábeis, a DFC proporciona informações que permitem que os usuários avaliem as mudanças nos ativos líquidos da entidade, sua estrutura financeira e sua capacidade para mudar os montantes e a época de ocorrência dos fluxos de caixa, a fim de adaptá-los às mudanças nas circunstâncias e oportunidades.
Sobre a DFC analise os itens a seguir:
I - Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de longo prazo, de alta liquidez, que não são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
II - Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.
III - Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento.
IV - Recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços são exemplos de fluxo de caixa que decorrem das atividades de investimento.
Sobre a DFC é correto o que se afirma em:
III e IV apenas.
II e IV apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Estudamos em nossa disciplina que as transações comerciais com promessa de recebimento futuro (exemplo: valor a ser recebido em prestações anuais decorrente da venda de imóvel) enseja o reconhecimento de determinado valor no Realizável a Longo Prazo. Desse valor, os juros terão que ser eliminados para, posteriormente, serem trazidos a valor presente e reconhecidos contabilmente como receitas financeiras.
Sobre Ajustes a Valor Presente e a Valor Justo, assinale a alternativa correta:
A exceção para o Ajuste a Valor Justo aplica-se tão somente ao ICMS diferido em função das vedações regulamentadas pelas Normas Internacionais de Contabilidade.
A partir dos exercícios sociais iniciados em 2018, os valores registrados tanto no Realizável a Longo Prazo quanto no Exigível a Longo Prazo serão obrigatoriamente trazidos a valor presente.
A mensuração contábil a valor presente deverá ser aplicada no reconhecimento final de ativos e passivos.
Os valores decorrentes do ajuste a valor presente não deverão ser adicionados ao lucro líquido na determinação do lucro real no período de apuração em que a receita ou resultado da venda deva ser oferecido à tributação.
Os procedimentos de Ajuste a Valor Presente também se aplicam aos recebíveis e pagáveis de curto prazo quando demonstrada diferença de valor significativa.
“Os métodos de reorganização das sociedades podem ocorrer mediante processos de incorporações, fusão ou cisão, ou de outras formas. Estes processos podem ser simples ou complexos.” Esses rearranjos podem ocorrer por diversos motivos como: satisfazer as necessidades do mercado, para se modernizar, acompanhar as evoluções tecnológicas garantindo assim um crescimento sustentável, dentre outros fatores.
Observe as frases a seguir e preencha conforme indicado: Incorporação; Fusão; Cisão.
I – Envolve uma sociedade que absorve o patrimônio de outras, sucedendo-lhes em seus direitos e obrigações.
II – Nesse procedimento ocorre uma transação pela qual a empresa transporta parcelas do patrimônio líquido para uma ou mais empresas que foram constituídas para esse fim ou já existiam.
III – Por meio dessa transação, ocorre a união de duas ou mais empresas com o objetivo de formar novas organizações, estas vão assumir todas as responsabilidades com relação aos direitos e obrigações.
IV – Nesta operação as organizações atraídas ao processo desaparecerão, originando outra empresa.
Assinale a alternativa que identifica as afirmativas:
Incorporação; Cisão; Fusão; Fusão.
Cisão; Fusão; Incorporação; Fusão.
Fusão; Cisão; Incorporação; Fusão.
Cisão; Incorporação; Fusão; Cisão.
Incorporação; Cisão; Fusão; Cisão.
Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 39 - Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Dessa forma pode-se afirmar que ativo financeiro é qualquer ativo que seja:
I - Caixa.
II - Instrumento patrimonial de outra entidade.
III - Direito contratual, de receber Caixa ou outro Ativo financeiro de outra entidade ou de troca de Ativos financeiros ou Passivos financeiros com outra entidade, sob condições potencialmente favoráveis para a entidade.
IV - Um contrato que seja ou possa vir a ser liquidado por instrumentos patrimoniais da própria entidade.
V – Imóvel de uso da entidade.
Sobre Instrumentos Financeiros, é correto o que se afirma em:
$ 84.000
$ 70.000
$ 14.000
$ 51.000
$ 16.000
A apresentação da Demonstração da Origem e Aplicação de Recursos (DOAR) teve sua obrigatoriedade revogada pela Resolução CFC nº 1.283/10. Tal demonstrativo contábil evidenciava as modificações financeiras da companhia auxiliando no planejamento e tomada de decisões.
Analise os itens a seguir sobre a DOAR:
I - A DOAR evidenciava em um determinado período, as modificações que originavam as variações na posição financeira, ou seja, no capital circulante líquido da entidade.
II - De um modo geral, todo o passivo é uma aplicação de recurso, independentemente de ser de curto ou de longo prazo ou, ainda, de terceiros ou dos sócios ou acionistas, assim como todo o ativo representa uma origem de recursos, seja qual for o prazo da expectativa de sua realização.
III - alguns, ou a maioria dos dados indicados na DOAR podem ser extraídos com segurança do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.
IV - A DOAR foi substituída pela DFC, a qual segregou de uma melhor forma as atividades da entidade empresarial, em operacional, de investimentos e de financiamentos.
Sobre a DOAR, é incorreto o que se afirma em:
I, II e III apenas.
I e IV apenas.
II apenas.
II, III e IV apenas.
III apenas.
Quando as sociedades empresárias possuem investimentos no exterior, por exemplo, filiais, coligadas ou controladas, seus resultados são afetados diretamente pelas mudanças na taxa de câmbio, especialmente no que diz respeito à variação cambial originária desses investimentos.
Sendo assim, sobre os termos que são usuais no estudo desse conteúdo, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois, assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
( ) Variação cambial é a diferença resultante da conversão de um número específico de unidades de uma moeda para outra, a diferentes taxas cambiais.
( ) Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
( ) Itens monetários são unidades de moeda mantidas em caixa e ativos e passivos a serem recebidos ou pagos em um número fixo ou determinado de unidades de moeda.
( ) Investimento líquido em entidade no exterior é o montante que representa o interesse (participação na maior parte das vezes) da entidade que reporta a informação nos ativos líquidos dessa entidade.
V, F, F, V.
V, F, F, F.
V, V, V, V.
V, V, F, V.
V, V, F, F.
Observe os balanços patrimoniais da Controladora Guanhães e suas controladas Nova Lima e Rio Verde:
A empresa Nova Lima é controlada integral da empresa Guanhães.
A empresa Guanhães possui 60% do capital da empresa Rio Verde.
Informações:
- O saldo da conta valores a pagar da Cia Rio Verde correspondia a operações de repasses financeiros realizados com a controladora.
- Em 31-12-XX a empresa Nova Lima tinha a receber $ 2.000 de sua controladora.
O valor apurado na consolidação dos demonstrativos para as participações minoritárias é de:
$ 200.000
$ 40.000
$ 20.000
$ 120.000
$ 100.000
A entidade deve elaborar a demonstração dos fluxos de caixa de acordo com os requisitos do Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) e a NBC TG 3 e deve apresentá-la como parte integrante das suas demonstrações contábeis ao final de cada período. Quando usada em conjunto com as demais demonstrações contábeis, a DFC proporciona informações que permitem que os usuários avaliem as mudanças nos ativos líquidos da entidade, sua estrutura financeira e sua capacidade para mudar os montantes e a época de ocorrência dos fluxos de caixa, a fim de adaptá-los às mudanças nas circunstâncias e oportunidades.
Sobre a DFC analise os itens a seguir:
I - Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de longo prazo, de alta liquidez, que não são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
II - Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.
III - Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento.
IV - Recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços são exemplos de fluxo de caixa que decorrem das atividades de investimento.
Sobre a DFC é correto o que se afirma em:
III e IV apenas.
II e IV apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Estudamos em nossa disciplina que as transações comerciais com promessa de recebimento futuro (exemplo: valor a ser recebido em prestações anuais decorrente da venda de imóvel) enseja o reconhecimento de determinado valor no Realizável a Longo Prazo. Desse valor, os juros terão que ser eliminados para, posteriormente, serem trazidos a valor presente e reconhecidos contabilmente como receitas financeiras.
Sobre Ajustes a Valor Presente e a Valor Justo, assinale a alternativa correta:
A exceção para o Ajuste a Valor Justo aplica-se tão somente ao ICMS diferido em função das vedações regulamentadas pelas Normas Internacionais de Contabilidade.
A partir dos exercícios sociais iniciados em 2018, os valores registrados tanto no Realizável a Longo Prazo quanto no Exigível a Longo Prazo serão obrigatoriamente trazidos a valor presente.
A mensuração contábil a valor presente deverá ser aplicada no reconhecimento final de ativos e passivos.
Os valores decorrentes do ajuste a valor presente não deverão ser adicionados ao lucro líquido na determinação do lucro real no período de apuração em que a receita ou resultado da venda deva ser oferecido à tributação.
Os procedimentos de Ajuste a Valor Presente também se aplicam aos recebíveis e pagáveis de curto prazo quando demonstrada diferença de valor significativa.
“Os métodos de reorganização das sociedades podem ocorrer mediante processos de incorporações, fusão ou cisão, ou de outras formas. Estes processos podem ser simples ou complexos.” Esses rearranjos podem ocorrer por diversos motivos como: satisfazer as necessidades do mercado, para se modernizar, acompanhar as evoluções tecnológicas garantindo assim um crescimento sustentável, dentre outros fatores.
Observe as frases a seguir e preencha conforme indicado: Incorporação; Fusão; Cisão.
I – Envolve uma sociedade que absorve o patrimônio de outras, sucedendo-lhes em seus direitos e obrigações.
II – Nesse procedimento ocorre uma transação pela qual a empresa transporta parcelas do patrimônio líquido para uma ou mais empresas que foram constituídas para esse fim ou já existiam.
III – Por meio dessa transação, ocorre a união de duas ou mais empresas com o objetivo de formar novas organizações, estas vão assumir todas as responsabilidades com relação aos direitos e obrigações.
IV – Nesta operação as organizações atraídas ao processo desaparecerão, originando outra empresa.
Assinale a alternativa que identifica as afirmativas:
Incorporação; Cisão; Fusão; Fusão.
Cisão; Fusão; Incorporação; Fusão.
Fusão; Cisão; Incorporação; Fusão.
Cisão; Incorporação; Fusão; Cisão.
Incorporação; Cisão; Fusão; Cisão.
Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 39 - Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Dessa forma pode-se afirmar que ativo financeiro é qualquer ativo que seja:
I - Caixa.
II - Instrumento patrimonial de outra entidade.
III - Direito contratual, de receber Caixa ou outro Ativo financeiro de outra entidade ou de troca de Ativos financeiros ou Passivos financeiros com outra entidade, sob condições potencialmente favoráveis para a entidade.
IV - Um contrato que seja ou possa vir a ser liquidado por instrumentos patrimoniais da própria entidade.
V – Imóvel de uso da entidade.
Sobre Instrumentos Financeiros, é correto o que se afirma em:
I, II e III apenas.
I e IV apenas.
II apenas.
II, III e IV apenas.
III apenas.
Quando as sociedades empresárias possuem investimentos no exterior, por exemplo, filiais, coligadas ou controladas, seus resultados são afetados diretamente pelas mudanças na taxa de câmbio, especialmente no que diz respeito à variação cambial originária desses investimentos.
Sendo assim, sobre os termos que são usuais no estudo desse conteúdo, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois, assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
( ) Variação cambial é a diferença resultante da conversão de um número específico de unidades de uma moeda para outra, a diferentes taxas cambiais.
( ) Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
( ) Itens monetários são unidades de moeda mantidas em caixa e ativos e passivos a serem recebidos ou pagos em um número fixo ou determinado de unidades de moeda.
( ) Investimento líquido em entidade no exterior é o montante que representa o interesse (participação na maior parte das vezes) da entidade que reporta a informação nos ativos líquidos dessa entidade.
V, F, F, V.
V, F, F, F.
V, V, V, V.
V, V, F, V.
V, V, F, F.
Observe os balanços patrimoniais da Controladora Guanhães e suas controladas Nova Lima e Rio Verde:
A empresa Nova Lima é controlada integral da empresa Guanhães.
A empresa Guanhães possui 60% do capital da empresa Rio Verde.
Informações:
- O saldo da conta valores a pagar da Cia Rio Verde correspondia a operações de repasses financeiros realizados com a controladora.
- Em 31-12-XX a empresa Nova Lima tinha a receber $ 2.000 de sua controladora.
O valor apurado na consolidação dos demonstrativos para as participações minoritárias é de:
$ 200.000
$ 40.000
$ 20.000
$ 120.000
$ 100.000
A entidade deve elaborar a demonstração dos fluxos de caixa de acordo com os requisitos do Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) e a NBC TG 3 e deve apresentá-la como parte integrante das suas demonstrações contábeis ao final de cada período. Quando usada em conjunto com as demais demonstrações contábeis, a DFC proporciona informações que permitem que os usuários avaliem as mudanças nos ativos líquidos da entidade, sua estrutura financeira e sua capacidade para mudar os montantes e a época de ocorrência dos fluxos de caixa, a fim de adaptá-los às mudanças nas circunstâncias e oportunidades.
Sobre a DFC analise os itens a seguir:
I - Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de longo prazo, de alta liquidez, que não são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
II - Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.
III - Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento.
IV - Recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços são exemplos de fluxo de caixa que decorrem das atividades de investimento.
Sobre a DFC é correto o que se afirma em:
III e IV apenas.
II e IV apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Estudamos em nossa disciplina que as transações comerciais com promessa de recebimento futuro (exemplo: valor a ser recebido em prestações anuais decorrente da venda de imóvel) enseja o reconhecimento de determinado valor no Realizável a Longo Prazo. Desse valor, os juros terão que ser eliminados para, posteriormente, serem trazidos a valor presente e reconhecidos contabilmente como receitas financeiras.
Sobre Ajustes a Valor Presente e a Valor Justo, assinale a alternativa correta:
A exceção para o Ajuste a Valor Justo aplica-se tão somente ao ICMS diferido em função das vedações regulamentadas pelas Normas Internacionais de Contabilidade.
A partir dos exercícios sociais iniciados em 2018, os valores registrados tanto no Realizável a Longo Prazo quanto no Exigível a Longo Prazo serão obrigatoriamente trazidos a valor presente.
A mensuração contábil a valor presente deverá ser aplicada no reconhecimento final de ativos e passivos.
Os valores decorrentes do ajuste a valor presente não deverão ser adicionados ao lucro líquido na determinação do lucro real no período de apuração em que a receita ou resultado da venda deva ser oferecido à tributação.
Os procedimentos de Ajuste a Valor Presente também se aplicam aos recebíveis e pagáveis de curto prazo quando demonstrada diferença de valor significativa.
“Os métodos de reorganização das sociedades podem ocorrer mediante processos de incorporações, fusão ou cisão, ou de outras formas. Estes processos podem ser simples ou complexos.” Esses rearranjos podem ocorrer por diversos motivos como: satisfazer as necessidades do mercado, para se modernizar, acompanhar as evoluções tecnológicas garantindo assim um crescimento sustentável, dentre outros fatores.
Observe as frases a seguir e preencha conforme indicado: Incorporação; Fusão; Cisão.
I – Envolve uma sociedade que absorve o patrimônio de outras, sucedendo-lhes em seus direitos e obrigações.
II – Nesse procedimento ocorre uma transação pela qual a empresa transporta parcelas do patrimônio líquido para uma ou mais empresas que foram constituídas para esse fim ou já existiam.
III – Por meio dessa transação, ocorre a união de duas ou mais empresas com o objetivo de formar novas organizações, estas vão assumir todas as responsabilidades com relação aos direitos e obrigações.
IV – Nesta operação as organizações atraídas ao processo desaparecerão, originando outra empresa.
Assinale a alternativa que identifica as afirmativas:
Incorporação; Cisão; Fusão; Fusão.
Cisão; Fusão; Incorporação; Fusão.
Fusão; Cisão; Incorporação; Fusão.
Cisão; Incorporação; Fusão; Cisão.
Incorporação; Cisão; Fusão; Cisão.
Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 39 - Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Dessa forma pode-se afirmar que ativo financeiro é qualquer ativo que seja:
I - Caixa.
II - Instrumento patrimonial de outra entidade.
III - Direito contratual, de receber Caixa ou outro Ativo financeiro de outra entidade ou de troca de Ativos financeiros ou Passivos financeiros com outra entidade, sob condições potencialmente favoráveis para a entidade.
IV - Um contrato que seja ou possa vir a ser liquidado por instrumentos patrimoniais da própria entidade.
V – Imóvel de uso da entidade.
Sobre Instrumentos Financeiros, é correto o que se afirma em:
V, F, F, V.
V, F, F, F.
V, V, V, V.
V, V, F, V.
V, V, F, F.
Observe os balanços patrimoniais da Controladora Guanhães e suas controladas Nova Lima e Rio Verde:
A empresa Nova Lima é controlada integral da empresa Guanhães.
A empresa Guanhães possui 60% do capital da empresa Rio Verde.
Informações:
- O saldo da conta valores a pagar da Cia Rio Verde correspondia a operações de repasses financeiros realizados com a controladora.
- Em 31-12-XX a empresa Nova Lima tinha a receber $ 2.000 de sua controladora.
O valor apurado na consolidação dos demonstrativos para as participações minoritárias é de:
$ 200.000
$ 40.000
$ 20.000
$ 120.000
$ 100.000
A entidade deve elaborar a demonstração dos fluxos de caixa de acordo com os requisitos do Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) e a NBC TG 3 e deve apresentá-la como parte integrante das suas demonstrações contábeis ao final de cada período. Quando usada em conjunto com as demais demonstrações contábeis, a DFC proporciona informações que permitem que os usuários avaliem as mudanças nos ativos líquidos da entidade, sua estrutura financeira e sua capacidade para mudar os montantes e a época de ocorrência dos fluxos de caixa, a fim de adaptá-los às mudanças nas circunstâncias e oportunidades.
Sobre a DFC analise os itens a seguir:
I - Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de longo prazo, de alta liquidez, que não são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
II - Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.
III - Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento.
IV - Recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços são exemplos de fluxo de caixa que decorrem das atividades de investimento.
Sobre a DFC é correto o que se afirma em:
III e IV apenas.
II e IV apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Estudamos em nossa disciplina que as transações comerciais com promessa de recebimento futuro (exemplo: valor a ser recebido em prestações anuais decorrente da venda de imóvel) enseja o reconhecimento de determinado valor no Realizável a Longo Prazo. Desse valor, os juros terão que ser eliminados para, posteriormente, serem trazidos a valor presente e reconhecidos contabilmente como receitas financeiras.
Sobre Ajustes a Valor Presente e a Valor Justo, assinale a alternativa correta:
A exceção para o Ajuste a Valor Justo aplica-se tão somente ao ICMS diferido em função das vedações regulamentadas pelas Normas Internacionais de Contabilidade.
A partir dos exercícios sociais iniciados em 2018, os valores registrados tanto no Realizável a Longo Prazo quanto no Exigível a Longo Prazo serão obrigatoriamente trazidos a valor presente.
A mensuração contábil a valor presente deverá ser aplicada no reconhecimento final de ativos e passivos.
Os valores decorrentes do ajuste a valor presente não deverão ser adicionados ao lucro líquido na determinação do lucro real no período de apuração em que a receita ou resultado da venda deva ser oferecido à tributação.
Os procedimentos de Ajuste a Valor Presente também se aplicam aos recebíveis e pagáveis de curto prazo quando demonstrada diferença de valor significativa.
“Os métodos de reorganização das sociedades podem ocorrer mediante processos de incorporações, fusão ou cisão, ou de outras formas. Estes processos podem ser simples ou complexos.” Esses rearranjos podem ocorrer por diversos motivos como: satisfazer as necessidades do mercado, para se modernizar, acompanhar as evoluções tecnológicas garantindo assim um crescimento sustentável, dentre outros fatores.
Observe as frases a seguir e preencha conforme indicado: Incorporação; Fusão; Cisão.
I – Envolve uma sociedade que absorve o patrimônio de outras, sucedendo-lhes em seus direitos e obrigações.
II – Nesse procedimento ocorre uma transação pela qual a empresa transporta parcelas do patrimônio líquido para uma ou mais empresas que foram constituídas para esse fim ou já existiam.
III – Por meio dessa transação, ocorre a união de duas ou mais empresas com o objetivo de formar novas organizações, estas vão assumir todas as responsabilidades com relação aos direitos e obrigações.
IV – Nesta operação as organizações atraídas ao processo desaparecerão, originando outra empresa.
Assinale a alternativa que identifica as afirmativas:
Incorporação; Cisão; Fusão; Fusão.
Cisão; Fusão; Incorporação; Fusão.
Fusão; Cisão; Incorporação; Fusão.
Cisão; Incorporação; Fusão; Cisão.
Incorporação; Cisão; Fusão; Cisão.
Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 39 - Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Dessa forma pode-se afirmar que ativo financeiro é qualquer ativo que seja:
I - Caixa.
II - Instrumento patrimonial de outra entidade.
III - Direito contratual, de receber Caixa ou outro Ativo financeiro de outra entidade ou de troca de Ativos financeiros ou Passivos financeiros com outra entidade, sob condições potencialmente favoráveis para a entidade.
IV - Um contrato que seja ou possa vir a ser liquidado por instrumentos patrimoniais da própria entidade.
V – Imóvel de uso da entidade.
Sobre Instrumentos Financeiros, é correto o que se afirma em:
$ 200.000
$ 40.000
$ 20.000
$ 120.000
$ 100.000
A entidade deve elaborar a demonstração dos fluxos de caixa de acordo com os requisitos do Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) e a NBC TG 3 e deve apresentá-la como parte integrante das suas demonstrações contábeis ao final de cada período. Quando usada em conjunto com as demais demonstrações contábeis, a DFC proporciona informações que permitem que os usuários avaliem as mudanças nos ativos líquidos da entidade, sua estrutura financeira e sua capacidade para mudar os montantes e a época de ocorrência dos fluxos de caixa, a fim de adaptá-los às mudanças nas circunstâncias e oportunidades.
Sobre a DFC analise os itens a seguir:
I - Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de longo prazo, de alta liquidez, que não são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
II - Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.
III - Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento.
IV - Recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços são exemplos de fluxo de caixa que decorrem das atividades de investimento.
Sobre a DFC é correto o que se afirma em:
III e IV apenas.
II e IV apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Estudamos em nossa disciplina que as transações comerciais com promessa de recebimento futuro (exemplo: valor a ser recebido em prestações anuais decorrente da venda de imóvel) enseja o reconhecimento de determinado valor no Realizável a Longo Prazo. Desse valor, os juros terão que ser eliminados para, posteriormente, serem trazidos a valor presente e reconhecidos contabilmente como receitas financeiras.
Sobre Ajustes a Valor Presente e a Valor Justo, assinale a alternativa correta:
A exceção para o Ajuste a Valor Justo aplica-se tão somente ao ICMS diferido em função das vedações regulamentadas pelas Normas Internacionais de Contabilidade.
A partir dos exercícios sociais iniciados em 2018, os valores registrados tanto no Realizável a Longo Prazo quanto no Exigível a Longo Prazo serão obrigatoriamente trazidos a valor presente.
A mensuração contábil a valor presente deverá ser aplicada no reconhecimento final de ativos e passivos.
Os valores decorrentes do ajuste a valor presente não deverão ser adicionados ao lucro líquido na determinação do lucro real no período de apuração em que a receita ou resultado da venda deva ser oferecido à tributação.
Os procedimentos de Ajuste a Valor Presente também se aplicam aos recebíveis e pagáveis de curto prazo quando demonstrada diferença de valor significativa.
“Os métodos de reorganização das sociedades podem ocorrer mediante processos de incorporações, fusão ou cisão, ou de outras formas. Estes processos podem ser simples ou complexos.” Esses rearranjos podem ocorrer por diversos motivos como: satisfazer as necessidades do mercado, para se modernizar, acompanhar as evoluções tecnológicas garantindo assim um crescimento sustentável, dentre outros fatores.
Observe as frases a seguir e preencha conforme indicado: Incorporação; Fusão; Cisão.
I – Envolve uma sociedade que absorve o patrimônio de outras, sucedendo-lhes em seus direitos e obrigações.
II – Nesse procedimento ocorre uma transação pela qual a empresa transporta parcelas do patrimônio líquido para uma ou mais empresas que foram constituídas para esse fim ou já existiam.
III – Por meio dessa transação, ocorre a união de duas ou mais empresas com o objetivo de formar novas organizações, estas vão assumir todas as responsabilidades com relação aos direitos e obrigações.
IV – Nesta operação as organizações atraídas ao processo desaparecerão, originando outra empresa.
Assinale a alternativa que identifica as afirmativas:
Incorporação; Cisão; Fusão; Fusão.
Cisão; Fusão; Incorporação; Fusão.
Fusão; Cisão; Incorporação; Fusão.
Cisão; Incorporação; Fusão; Cisão.
Incorporação; Cisão; Fusão; Cisão.
Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 39 - Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Dessa forma pode-se afirmar que ativo financeiro é qualquer ativo que seja:
I - Caixa.
II - Instrumento patrimonial de outra entidade.
III - Direito contratual, de receber Caixa ou outro Ativo financeiro de outra entidade ou de troca de Ativos financeiros ou Passivos financeiros com outra entidade, sob condições potencialmente favoráveis para a entidade.
IV - Um contrato que seja ou possa vir a ser liquidado por instrumentos patrimoniais da própria entidade.
V – Imóvel de uso da entidade.
Sobre Instrumentos Financeiros, é correto o que se afirma em:
III e IV apenas.
II e IV apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Estudamos em nossa disciplina que as transações comerciais com promessa de recebimento futuro (exemplo: valor a ser recebido em prestações anuais decorrente da venda de imóvel) enseja o reconhecimento de determinado valor no Realizável a Longo Prazo. Desse valor, os juros terão que ser eliminados para, posteriormente, serem trazidos a valor presente e reconhecidos contabilmente como receitas financeiras.
Sobre Ajustes a Valor Presente e a Valor Justo, assinale a alternativa correta:
A exceção para o Ajuste a Valor Justo aplica-se tão somente ao ICMS diferido em função das vedações regulamentadas pelas Normas Internacionais de Contabilidade.
A partir dos exercícios sociais iniciados em 2018, os valores registrados tanto no Realizável a Longo Prazo quanto no Exigível a Longo Prazo serão obrigatoriamente trazidos a valor presente.
A mensuração contábil a valor presente deverá ser aplicada no reconhecimento final de ativos e passivos.
Os valores decorrentes do ajuste a valor presente não deverão ser adicionados ao lucro líquido na determinação do lucro real no período de apuração em que a receita ou resultado da venda deva ser oferecido à tributação.
Os procedimentos de Ajuste a Valor Presente também se aplicam aos recebíveis e pagáveis de curto prazo quando demonstrada diferença de valor significativa.
“Os métodos de reorganização das sociedades podem ocorrer mediante processos de incorporações, fusão ou cisão, ou de outras formas. Estes processos podem ser simples ou complexos.” Esses rearranjos podem ocorrer por diversos motivos como: satisfazer as necessidades do mercado, para se modernizar, acompanhar as evoluções tecnológicas garantindo assim um crescimento sustentável, dentre outros fatores.
Observe as frases a seguir e preencha conforme indicado: Incorporação; Fusão; Cisão.
I – Envolve uma sociedade que absorve o patrimônio de outras, sucedendo-lhes em seus direitos e obrigações.
II – Nesse procedimento ocorre uma transação pela qual a empresa transporta parcelas do patrimônio líquido para uma ou mais empresas que foram constituídas para esse fim ou já existiam.
III – Por meio dessa transação, ocorre a união de duas ou mais empresas com o objetivo de formar novas organizações, estas vão assumir todas as responsabilidades com relação aos direitos e obrigações.
IV – Nesta operação as organizações atraídas ao processo desaparecerão, originando outra empresa.
Assinale a alternativa que identifica as afirmativas:
Incorporação; Cisão; Fusão; Fusão.
Cisão; Fusão; Incorporação; Fusão.
Fusão; Cisão; Incorporação; Fusão.
Cisão; Incorporação; Fusão; Cisão.
Incorporação; Cisão; Fusão; Cisão.
Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 39 - Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Dessa forma pode-se afirmar que ativo financeiro é qualquer ativo que seja:
I - Caixa.
II - Instrumento patrimonial de outra entidade.
III - Direito contratual, de receber Caixa ou outro Ativo financeiro de outra entidade ou de troca de Ativos financeiros ou Passivos financeiros com outra entidade, sob condições potencialmente favoráveis para a entidade.
IV - Um contrato que seja ou possa vir a ser liquidado por instrumentos patrimoniais da própria entidade.
V – Imóvel de uso da entidade.
Sobre Instrumentos Financeiros, é correto o que se afirma em:
A exceção para o Ajuste a Valor Justo aplica-se tão somente ao ICMS diferido em função das vedações regulamentadas pelas Normas Internacionais de Contabilidade.
A partir dos exercícios sociais iniciados em 2018, os valores registrados tanto no Realizável a Longo Prazo quanto no Exigível a Longo Prazo serão obrigatoriamente trazidos a valor presente.
A mensuração contábil a valor presente deverá ser aplicada no reconhecimento final de ativos e passivos.
Os valores decorrentes do ajuste a valor presente não deverão ser adicionados ao lucro líquido na determinação do lucro real no período de apuração em que a receita ou resultado da venda deva ser oferecido à tributação.
Os procedimentos de Ajuste a Valor Presente também se aplicam aos recebíveis e pagáveis de curto prazo quando demonstrada diferença de valor significativa.
“Os métodos de reorganização das sociedades podem ocorrer mediante processos de incorporações, fusão ou cisão, ou de outras formas. Estes processos podem ser simples ou complexos.” Esses rearranjos podem ocorrer por diversos motivos como: satisfazer as necessidades do mercado, para se modernizar, acompanhar as evoluções tecnológicas garantindo assim um crescimento sustentável, dentre outros fatores.
Observe as frases a seguir e preencha conforme indicado: Incorporação; Fusão; Cisão.
I – Envolve uma sociedade que absorve o patrimônio de outras, sucedendo-lhes em seus direitos e obrigações.
II – Nesse procedimento ocorre uma transação pela qual a empresa transporta parcelas do patrimônio líquido para uma ou mais empresas que foram constituídas para esse fim ou já existiam.
III – Por meio dessa transação, ocorre a união de duas ou mais empresas com o objetivo de formar novas organizações, estas vão assumir todas as responsabilidades com relação aos direitos e obrigações.
IV – Nesta operação as organizações atraídas ao processo desaparecerão, originando outra empresa.
Assinale a alternativa que identifica as afirmativas:
Incorporação; Cisão; Fusão; Fusão.
Cisão; Fusão; Incorporação; Fusão.
Fusão; Cisão; Incorporação; Fusão.
Cisão; Incorporação; Fusão; Cisão.
Incorporação; Cisão; Fusão; Cisão.
Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 39 - Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Dessa forma pode-se afirmar que ativo financeiro é qualquer ativo que seja:
I - Caixa.
II - Instrumento patrimonial de outra entidade.
III - Direito contratual, de receber Caixa ou outro Ativo financeiro de outra entidade ou de troca de Ativos financeiros ou Passivos financeiros com outra entidade, sob condições potencialmente favoráveis para a entidade.
IV - Um contrato que seja ou possa vir a ser liquidado por instrumentos patrimoniais da própria entidade.
V – Imóvel de uso da entidade.
Sobre Instrumentos Financeiros, é correto o que se afirma em:
Incorporação; Cisão; Fusão; Fusão.
Cisão; Fusão; Incorporação; Fusão.
Fusão; Cisão; Incorporação; Fusão.
Cisão; Incorporação; Fusão; Cisão.
Incorporação; Cisão; Fusão; Cisão.